sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HOTELARIA MARANHENSE EM BAIXA: Taxa de ocupação baixa preocupa empresários do setor


Em função da baixa  taxa de ocupação de grande parte dos hotéis de São Luís, a Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis do Maranhão - ABIH-MA e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão - SINDHORBS-MA reuniram-se no último dia 27/11, no auditório do Hotel Veleiros, com seus associados para discutirem a atual situação da hotelaria maranhense, buscar soluções para reverter a perda de turistas e elaborar um carta de intenções que deverá ser encaminhada às principais autoridades do turismo maranhense e brasileiro.

Com todo os investimentos feitos nos últimos anos no setor hoteleiro de São Luís, os empresários da hotelaria esperavam um retorno maior por parte das autoridades públicas como investimento em infraestrutura, melhorias no Centro Histórico, a questão da situação das praias, divulgação de São Luís em outros destinos, melhorias das principais portas de entrada da cidade como aeroporto e BR-135, dentre outros pontos que contribuem diretamente para a vinda de turistas para a capital maranhense. Para a maioria dos presentes, o fator que mais contribuiu para que o turista deixasse de vir para São Luís foi a divulgação em massa de que a orla da capital estava poluída.

Segundo dados da ABIH Maranhão a taxa de ocupação da hotelaria maranhense está muito abaixo do esperado. Se comparado a anos anteriores, houve uma redução de 10% na taxa de ocupação no mesmo período. Nos anos de 2010 e 2011 os números apontavam uma ocupação em torno de 65%, enquanto que este ano, a taxa oscilou entre 45 e 54%.

De acordo com o presidente da ABIH, João Antônio Barros Filho, a situação torna-se mais agravante se levarmos em consideração que este ano a capital recebeu grandes eventos mas, mesmo com isso, não houve uma procura maior como esperado por todos os empresários. "A situação está preocupante para todos nós. Se neste ano, em que tivemos grandes eventos e foi comemorado os 400 anos da cidade estamos passando por esta dificuldade. Imagine o que nos espera para a frente.", afirmou João Antônio. Para ele, o que mais contribuiu para esta queda foi a mensagem divulgada durante todo o ano de que as praias estavam poluídas. "Isso foi o que mais nos prejudicou. "Grande parte do turista que vem para São Luís são de cidades e estados que não têm praias, e com esta notícias de que as nossas praias estavam impróprias para o banho, provocou uma debandada na procura por nossos hotéis. Fomos manchetes em telejornais nacionais. Isso, só contribuiu para agravar a situação que já era ruim.", colocou ele.

Já para o presidente do Sindicato de Hotéis do Maranhão, Paulo Coelho, a questão reside na falta de investimentos na infraestrutura da cidade, pois o empresariado fez a sua parte investindo em grandes projetos para São Luís. "Não foram feitos investimentos esperados para recuperação do Centro Histórico. Com isso, vemos a cada dia este belo patrimônio deixado por nossos fundadores relegado à própria sorte.", disse Paulo Coelho.  Ele lamentou ainda o fato de estarmos sediando nos próximos dias o Salão do Turismo. " O Salão do Turismo acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês. Como poderemos participar de um evento desses? Se não somos capazes se quer, de cuidar de nossas duas maiores riquezas turísticas que são nossas praias e nosso patrimônio histórico.

Ao final da reunião os empresários firmaram um acordo para a elaboração de uma carta de intenções que deverá ser encaminhada à Governadora do Estado, ao Secretário de Turismo Jura Filho, ao Prefeito Eleito Edivaldo Holanda Júnior, ao Ministro do Turismo Gastão Vieira e ao presidente da Embratur Flávio Dino com uma série de reivindicações para que São Luís volte a ser um destino respeitado e procurado por mais turistas.

Ascom ABIH-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário