quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entrevista com o presidente da ABIH-MA

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional do Maranhão– ABIH/MA, Gervásio Ribeiro Filho, tem como um dos principais objetivos de sua gestão
a valorização e a integração dos empresários do ramo hoteleiro com o trade turístico maranhense. Segundo o presidente, esta será uma maneira de se conhecer a realidade dos hotéis do Maranhão, em todos os municípios, e juntos buscar deslanchar um importante setor da economia maranhense, que é o turismo.

Qual a atual situação da rede hoteleira no Maranhão? Com relação à qualificação profissional para os serviços ligados ao turismo, o senhor acredita que o setor está bem preparado para atender as demandas que se apresentam? Quais ações a ABIH/MA têm realizado neste sentido?
A mão de obra qualificada é uma das grandes dificuldades do setor, pois é precária. Não temos setor qualificado de cozinha, garçom, etc. E os que estão saindo da faculdade também não são qualificados. Para suprir essa carência, a ABIH/MA vem tentando fechar parcerias junto ao SEBRAE para cursos na área operacional de hotelaria.

Como foi o comportamento do mercado em 2010 e o primeiro semestre de 2011?
Na indústria hoteleira teve mais ênfase o turismo de negócios; o turismo de lazer foi bem pouco. Isso é motivado pelo estado deplorável em que se encontram nossos pontos turísticos: praias sujas, Centro Histórico cheio de buracos, entre outros. A esperança hoje do setor hoteleiro é que essas indústrias que estão chegando no Estado “segurem” a ocupação nos hotéis.

Já se discute a classificação dos empreendimentos hoteleiros. Como o Senhor avalia essa iniciativa de identificação destes empreendimentos?
Essa é uma discussão a nível nacional. Não chegamos ainda a nenhum consenso. Mas a ABIH Nacional e o Mtur estão sempre consultando as seccionais para definição dessa pauta.

Está iniciando uma nova fase na área hoteleira: mais investimentos em hotéis econômicos. Você acha que essa já é ou será a tendência do desenvolvimento da hotelaria no Maranhão?
A tendência é essa mesma, e esse sistema econômico vem preocupando muito a ABIH/MA, pois no momento em que um hotel resolve adotar esse sistema, ele pode baixar a tarifa dele e isso vai trazer uma concorrência em tudo com os demais hotéis.

No que tange às políticas de turismo, A ABIH/MA pretende agir de forma integrada com os órgãos governamentais, como as secretarias Estaduais e Municipais?
Estamos sempre juntos. Há uma boa vontade de fomentar o turismo no Maranhão, mas não tem dinheiro. São feitas muitas reuniões com o trade e continua a mesma coisa.

De que maneira a ABIH/MA tem selecionado seus colaboradores? Existe alguma qualificação específica do candidato?
Por enquanto, não temos ainda. Mas está sob estudo; estamos fazendo um cadastro, junto ao SENAC.

Atualmente, quantos associados existem na ABIH/MA?
São 33 associados, mas já estamos buscando aumentar esse número. Para isso foram iniciadas visitas aos hotéis do interior do Estado, como Barreirinhas, Chapadinha, Caxias, Itapecuru e Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário